Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Thursday, January 15, 2004

Três para 2003
Dez discos. Dos dez do meu ano de 2003, escolho três, por ser «a conta
que Deus fez». Escolho Zwan, por ser o primeiro e o último, escolho Maria Rita, porque os genes são uma coisa extraordinária, e os «Tribalistas» porque aqueles três - claro - são um sonho, quando juntos. Mas da minha lista revivalista - a idade não perdoa e a minha idade que não consta no B.I. está perto dos 50... - a maioria dos eleitos são «best of» e colecções que remontam à década de 80 ou ainda antes.

Em «A História da Sétima Legião II 1983-2003» dos Sétima Legião, volto aos tempos de garagem, ao recreio do liceu onde passava música com colunas impróprias. «Mary Star Of The Sea» dos Zwan recordo o Coliseu dos Recreios num dia de Janeiro invernoso e chuvoso onde planei quando o Billy Corgan olhou para os camarotes para cumprimentar a manager que se contorcia ao meu lado. Onde estiver o Corgan eu também estou. Por mais que Zwan não se compare a Smashing...

Em «We´re a Happy Family - A Tribute To The Ramones», lembro-me do meu irmão nos tempos de liceu, quando criou os «Frakturados»... Em «Natural» de Celso Fonseca descobri uma voz que faz eriçar os pelos do braço esquerdo. E em Fiona Apple a voz grave, drástica e dramática de uma cantora que conhece os tons graves como ninguém. «Irmão do Meio» é mais um de Sérgio Godinho. Na minha opinião de especialista em Godinho é o pior dele. E mesmo assim é bom.

«Tribalistas» é para ouvir sem enjoar à espera que Mariza Monte edite mais um. «Maria Rita» é a certeza de que os genes fazem toda a diferença. E de que Maria Rita pegou onde Elis Regina deixou. Os trejeitos, a voz, o fraseado... é a mãe que regressou num corpo remoçado... «White Stripes» vale pela música. E pelos telediscos.

Não podia falar só sobre discos. Era preciso pelo menos um cheiro de cinema para que a felicidade da sobrevivência fosse completa: «Mystic River» pelo Clint Eastwood e a completa falta de esperança; «28 dias depois» porque o fantástico merece sobreviver e porque o realizador de «Trainsppoting» sabe fazer cinema; «25 horas» é Edward Norton no seu melhor e Spike Lee, as usual, no pior do ódio. Felizmente. E «Inadaptado», porque somos todos. Percebi que Cage também é.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home