Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Friday, April 30, 2004

O outro lado da cama

"El Outro Lado de la Cama", de Emilio Martinez Lazaro, esteve no Fantasporto, venceu o prémio do público, e felizmente chegou esta quinta-feira ao circuito comercial.

O tema infidelidade é abordado com descaramento, mas de forma subtil. É que não é bem infidelidade é... qualquer coisa que tem a ver com estar apaixonado ou dividido, manter uma relação com confiança ou à maneira mais antiga que potencia a imagem do verdadeiro macho latino.

Está lá tudo o que tem uma relação. Está lá tudo o que nos pode trazer felicidade. Está lá tudo o que nos pode deixar sem dormir. Está lá tudo o que nos faz... «trepar pelas paredes». Acreditem que é uma das melhores psicoterapias para casais deprimidos num país à beia-mar plantado. E depois há «gags» hilariantes sobre sexo, sobre traição, sobre detectives, sobre a amizade, sobre a homossexualidade. Sobre os novos tempos e sobre os velhos tempos.

Com música, dança, coro, choro e riso pelo meio. «O Outro Lado da Cama» é aquele onde eu e tu estamos ou já estivemos. As dúvidas, as incertezas, as mentiras, as meias-verdades, as relações com fim, as relações que parecem não ter fim.

De forma crua, mas nunca desesperançada, Emilio Martinez Lazaro termina o filme de facadas no matrimónio como se fossemos todos uma grande família. Afinal, pecadilhos todos cometemos e quando o casal atraiçoado atraiçoa também, então «amor com amor se paga» e tudo termina bem.

O cinema comercial espanhol está em grande. E nós por cá podíamos aprender a fazer parecido.

(com a colaboração de Nuno F. Santos)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home