Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Monday, June 21, 2004

Menos ais: a música dá a táctica

Texto de Miguel Marujo (Jornalista do PortugalDiário)

O primeiro jogo fez temer o regresso aos «ais» de sempre. Sacudida a pressão e ganho o jogo contra a Rússia, os jogadores portugueses podem voltar a pôr o discman nos ouvidos e aprender a táctica dada pela música. «O conceito é muito simples: não desistir» - e depois, «marca mais, corre mais, menos ais, quero muito mais»!

Já se sabe que não é demais pedir a taça. Os portugueses embandeiraram com a selecção e os músicos saltaram para o campo. O álbum «Será demais pedir a Taça?» reúne alguns dos nomes com lugar cativo nesta outra selecção - de músicas para celebrar o futebol! Em campo entram os Clã com Sérgio Godinho a cantar «Espectáculo», mas também os Irmãos Catita a não deixar esmorecer o ânimo com «É pra ganhar (hino da bola)».

A abrir o álbum está a canção do título. A tal que começou por ser um anúncio publicitário e de tão bem esgalhada passou a hino não oficial da campanha para o Euro 2004: com música de Manuel Faria e Nuno Tempero e letra de Nuno Jerónimo e Pedro Bidarra, o "rapper" Demo acredita em Scolari - «já vimos aquilo do que cê é capais» - e não admite desculpas com os árbitros. «Bonito, bonito, é dar o litro, é não passar a pôr as culpas no gajo do apito».

Querem mais? Então vamos lá: faz-se um passe curto para a segunda faixa e Gomo explica como é «O Ser português» no mundo da bola ou chuta-se para os GNR, que já cantavam em 1994, «+ vale nunca». Por exemplo, mais vale este ano!

Para a história ficar completa o álbum recupera o tema velhinho de José Estebes, «Bamos lá cambada», que se tornou o hino do Mundial de 86, onde Portugal tropeçou valentemente. Só se espera mesmo que o fado desta selecção não seja como o pecadilho de Saltillo. De eternos "ais" e "vitórias morais" estão os portugueses fartos. Toca a fazer replay e ouvir a táctica.

Vários artistas, «Será demais pedir a Taça» (ed. Universal Music, 2004).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home