Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Wednesday, October 11, 2006

Rui Ramos

Um programa de História, na RTP, feito por um homem de direita é algo novo. Nos últimos 30 anos nunca tinha acontecido. Pode tornar-se hábito, atenção. O público (o pouco público que vê estes programas) pode gostar de ouvir outras pessoas - um público mais heterogéneo, que não se resuma só ao Bloco.

Claro que o primeiro programa, com a Maria Filoménica Mônica, ficou na base da conversa de café. Mas este, emitido ontem, com Adriano Moreira... Enfim, é de ficar a ouvir até ao fim, colada a cada memória, a cada pedaço de história viva, a cada fio de conhecimento. Que em Adriano Moreira é como o fio de Ariane. Nunca termina.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Rui Ramos é, actualmente, um dos meus historiadores de eleição - socorro-me, amiúde, dos seus escritos, para sustentar a(s) minha(s) tese(s) e...já era tempo destes "pás" começaram a saber o q é a História! (a verdadeira)
No entanto,discordo da observação feita a MFM (mas eu sou suspeita, gosto mto dela...)
Qro a Adriano Moreira,continua a ser uma referência (uma das poucas que ainda nos resta...): cada palavra transpirada da sua boca é uma benção (e um ensinamento)!
Em Belém não devia estar aquele "equívoco" da direira, mas esta direita lúcida, personaficada na figura de Adriano Moreira, mas há povos que não merecem pessoas ilustres...

Abraço apertado da velha amiga de direita!

8:45 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Perdão, *personificada!

8:47 PM

 
Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

Vi o programa com o Adriano Moreira. Interessante ver este "lado de dentro" do regime salazarista. Retive a revelação de que Salazar nunca foi às "colónias" e a justificação para a não aceitação da auto-determinação das mesmas. Adriano Moreira, num programa que se poderia chamar Como o saber e a História podem "reconverter" um homem.

3:44 PM

 
Anonymous Anonymous said...

ò pá, Salazar nunca foi às colónias mas não quer isso dizer que não as estimasse bastante. Eu também ainda não fui a Nova Iorque (imperdoável este lapsus geograficus) e morro de amores pela 5ª Avenida!!!!

Quanto a Adriano Moreira, esse senhor diz que é de Dta, mas a mãe dele escreveu-no no partido Republicano ainda José Relvas gritava vivas à República da janela do Terreiro do Paço, local onde actualmente o presidente Carmona Rodriges deve mandar umas beatas malcheiras. Portanto, a esquerda endireitada reclama-o...

ehehe


PO

2:06 AM

 
Blogger Judite said...

Devia ter calculado que PO és tu PO. Quando na Madeira se fala na Flama, e a inflamada Violeta Saramago grita, eu fico feliz por alguém escrever desse passado esquerdista de Adriano Moreira. Foi convidado para ser ministro, apesar de não usar chapéu - o que Salazar mandou logo corrigir -, quando era à gauche. Coisa que também foi logo corrigida. Afinal, o caminho é da esquerda para direita, já se sabe. O contrário é que é estranho!

2:22 AM

 

Post a Comment

<< Home