Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Wednesday, August 31, 2005

Movimento: «Ó Manel, impede-me de votar Cavaco e Soares!»

Não apoia a candidatura, não concorda com a escolha do PS, não se responsabiliza pelo resultado de Soares....

...E NÃO SE CANDIDATA...

Diz temer uma divisão no eleitorado da esquerda se correr contra Soares (Soares não pensou nisso quando decidiu correr contra ti, pois não?)
Ó Manel, volta... Fizeste mal as contas ou não sabes que nas eleições presidenciais há segunda volta?

Imagina isto: corres contra Soares - como o Zenha foi contra o agora candidato e na altura, na primeira eleição presidencial que quase deu a vitória a Freitas do Amaral, nos idos de 1986, fez Soares ficae contristado porque o Zenha-amigo não o preveniu que ia avançar... (a histórica é cíclica, não é?).

Mas repara, Manel: Cavaco, Soares e Alegre na corrida a Belém. Vais às urnas na primeira volta, medes forças nessa altura e não divides nada. O melhor dos dois passa à segunda volta, imaginando que Cavaco não tem maioria absoluta e que os votos da esquerda se repartem pelos dois. (E não acredito que Cavaco seja tão esmagador para Belém, como foi em 85 e seguintes para o Governo.) Depois, na segunda volta, o melhor correrá contra Cavaco. Queres melhor cenário? Queres melhor cenário do que provar que Soares não é o D. Sebastião? Queres melhor do que provar a todos que não desistes? Que és capaz de acreditar que Soares não é a melhor opção, e por isso te tornas tu na melhor opção?

E, agora, Manel, depois de virares as costas, em quem voto? Hã? Em quem? No Garcia Pereira? No Manuel João Vieira? Eu quero uma telha para cada português, mas não me arrisco a ver vencer Cavaco. O problema é que a alternativa é Soares e, para mim, não há sais de frutos que me possam valer se «botar» Soares... Tapar a imagem e fazer uma cruz? Pá... não sei.
Ó Manel, impede-me de votar Soares.

5 Comments:

Blogger Calvin said...

Todas as razões que o Manel invocou para discordar da candidatura do Soares, eram precisamente as que o obrigavam a candidatar-se.
Eu vou para o Candidato Vieira... :o)

11:57 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Não votas no Cavaco? Sempre soube qu não gostavas do homem, mas não imaginava que a aversão chegaria a este ponto... E por que não uma candidatura à direita do professor?Será que não há mesmo ninguém com capacidade para ocupar o Palácio de Belém q seja verdadeiramente de direita? Isso sim, seria uma eleição gira.
Quanto a mim, já sabes: voto Soares, sem ter que recorrer a qualquer ajuda digestiva. Não é, de facto, a solução mais saudável, mas como as duas hipóteses mais viáveis para o centro-esquerda (Gueterres e Vitorino) não quiseram avançar, é o único que pode fazer frente a Cavaco. Tenho muito respeito por Manuel Alegre, mas ele seria esmagado por Cavaco nas urnas. E uma eleição, para todos os efeitos, é um campeonato que convém ganhar.

G

3:31 PM

 
Blogger Rita said...

Ai meu deus. Uma candidatura mais à direita do belfo de boliqueime que come de boca aberta.... xa cá pensar... não, não estou a ver nada de mais horripilante que isto.

Olha, filha, eu por mim, que se quilhe, já que o Alegre não se candidata (eu até metade do discurso pensei, filho, tens o meu voto), vou fechar os olhos e imaginar um nas secheles em cima de uma tartaruga e outro a comer bolo rei. E vou votar nas tartarugas, até porque nunca gostei de fruta cristalizada.

4:31 PM

 
Blogger patologista said...

O problema do Alegre é fazer lembrar aquela do "agarra-me senão eu bato-lhe".
Ele sempre falou muito de liberdade e democracia, e muito fez por ela. Mas, nos últimos anos, ele faz "ruido" mas vota sempre com o seu rebanho...

5:43 PM

 
Blogger Judite said...

Caro patologista,
posso até concordar, mas não me consigo esquecer nem dissociar o que me faria votar em Alegre do primeiro livro que li dele. E do Homem do País Azul, que me fez viajar. Nem da poesia. Muito menos dos discurso em pleno congresso do PS, onde não desistiu.

Contudo, não será fácil - presumo - combater politicamente Soares nos bastidores, nos jornais, na forma arquitectada - e muito bem! - como conseguiu criar esta candidatura. só não conseguiu criar ainda a «onda» e vaga de fundo. Está, notoriamente, a perder qualidades...

Sobretudo, tenho a certeza que Alegre teria ido se não lhe tivessem tirado o tapete. E isso dar-me-ia em quem votar. Não que faça questão. Não faço questão nenhum em votar para Belém ou Governo. Voto sempre nas autárquicas. No resto, não. Mas Cavaco em Belém? Até a mim - consciente da pouca influência desta «magistratura» - me dá vontade de ir votar. Noutro qualquer.

6:09 PM

 

Post a Comment

<< Home