Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Wednesday, January 28, 2004

Estaline

Estaline morreu a 5 de Março de 1953. Por altura do quinquagésimo aniversário da sua morte, não tenho dúvidas de que morreu tarde demais.

Num regime odioso como tantos outros que proliferaram e espalharam o terror pelo mundo, o da ex-URSS, sob o domínio de Estaline revela uma particularidade que o torna especialmente odioso: o da assassinar compulsivamente os que lhe são próximos – os adversários, os indiferentes e os companheiros.

Estaline fundou um regime que se baseou na autofagia e protagonizou, nesse sentido, um regime mais odioso do que o de Lenine, ou de tantos outros da extrema-esquerda à extrema-direita. Porquê? Porque se firmou na expurgação autofágica, em que do número 2 da hierarquia ao último da escala, ninguém estava a salvo da «guilhotina» [leia-se dos trabalhos forçados do Gulag ou do fuzilamento, após tortura]. E foi esse clima de terror constante que cimentou um regime e Estaline no poder.

Um clima de terror que se espalhou como um denso nevoeiro: o terror era a argamassa de um sistema, que continha as pessoas e fortalecia o poder do grande timoneiro. A ele não escapavam os dirigentes do partido, nem as famílias das mulheres com quem casou, nem mesmo aqueles que infligiam esse terror, que ciclicamente os devorava.

Lendo Ribakov, observamos incrédulos que entre 1937 e 1939 foram fuzilados e condenados a trabalhos forçados 20 mil tchekistas (membros ligados à segurança do Estado) e entre esse contam-se chefes do N.K.V.D., como Iagoda e Iejov. A propósito destas duas sinistras personagens, a revista do «Público» de 2 de Março assinalou a efeméride da morte de Estaline, num louvável artigo de história – porque é sempre bom aprender mais –, mas cuja virtualidade esmorece ao focar a atenção na vida particular de Estaline.

Aí imputa injustamente a Beria (sucessor de Iejov) o suicídio da segunda mulher de Estaline. Ora Nadia morreu em 1932 e só seis anos mais tarde Beria chegaria a Moscovo como director do N.K.V.D. Da morte de Nadia, Beria não tem culpa. Já lhe bastam os horríveis pecados que realmente cometeu.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home