Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Wednesday, February 18, 2004

O sítio onde Edgar Cardoso imaginou a Ponte da Arrábida

Moro no Porto desde que nasci. Com excepção de um interregno para tirar a licenciatura em Lisboa, a Invicta é a minha cidade de eleição. Por ela voltei e por ela não vou embora. (Não esquecer, claro, que tal como a minha pátria é mais do que uma língua, uma bandeira e uma história, também a minha cidade é mais do que terreno, memórias, ruas e fontes. São amigos, são pais, são sonhos).

Mas em tantos anos - ok, não são assim tantos - nunca tinha descoberto um local tão bonito como o que descobri hoje.

Hoje, por acaso, por mero acaso, descobri onde Edgar Cardoso idealizou, imaginou, pensou, projectou no ar, a ponte da Arrábida.

A ponte foi feita para ser vista dali. Só dali. De uma varanda imensa que entre o seminário de Vilar e o Solar do Vinho do Porto existe só para nós.

Foi ali que Edgar Cardoso imaginou uma das mais belas obras de engenharia que Portugal já viu.

A paisagem que eu vi hoje... Se eu ao menos pudesse descrever o que vi. Existem palavras que com certeza reflectem o meu olhar. Eu não as conheço. Conheço apenas a sensação de encontrar uma paisagem assim, um rio Douro luminoso, uma marginal de Gaia que prende o caudal imenso, um céu que não tem fim e a ponte... Aquela magnífica ponte de Edgar Cardoso. Colocada ali. Que faz parte do céu, e do rio, e das margens. E do Porto. Do meu Porto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home