Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Friday, October 07, 2005

Reprovação divina

Eu nem ia dizer nada. A sério. Passei a campanha muda e calada no Tanja. Mas hoje... Não resisto: esta sexta-feira, em Queluz de Baixo, vi apoiantes de Teresa Zambujo, vestidos de laranja e empunhando bandeiras, «venderem» propaganda social-democrata a uma freira. Em arruada, mas ainda sem a energia do pequeno-almoço, todos tiverem direito a panfletos. Até a freira. Não sei se ela lhes «vendeu» os benefícios do Evangelho. Mas foi estranho, confesso.

Todos vimos de tudo nesta campanha: os coletes de cabedal, os aventais, o apelo ao voto no quadradinho verde em detrimento das setas, a chegada da Fatinha num arraial de terceiro mundo sem direito ao rancho folclórico e restando só o folclore, os apertos de mão, as polémicas desnecessárias, os cartazes mais idiotas de sempre, o dinheiro mais mal gasto da história... A campanha sem discussão de ideias. Com honrosas e raras excepções (que se calhar nem um vereador elegem).

Sim, sim, vimos tudo. E, no entanto, submersa nessas imagens durante dias a fio, esta manhã, o inusitado, o ridículo, o mínimo denominador comum fez-me voltar a escrever entre bicas e pastéis (a pastelaria Jú continua com imensa saída, obrigada)...

Uma velha freira de branco vestida, rodeada por laranjinhas ainda ressacados que garantem que Oeiras dá o exemplo!, impingem publicidade da Zambujo e abanam bandeiras, retiram do sossego a irmã que lhes abana a cabeça em sinal de desinteresse... E de reprovação. Divina.

É isso: registei aquele olhar - é o de reprovação divina.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Epá, as freiras também votam. Até a Irmã Lúcia fazia questão, era a única ocasião em que saia do Carmelo!

ego

4:31 PM

 
Blogger Bastet said...

Na volta a freira era do Bloco! :)

1:23 PM

 
Blogger Judite said...

Cara Bastet, eu acho que a freira votava Isaltino. :)

Agora a sério: não sei do voto da freira, que é segredo e tal. Mas pelo ar que vi naquele rosto, domingo deve ter sido só dia de missa. A irmã tinha ar de perguntar aos céus: «Escreves mesmo direito por linhas tão tortas?»

1:55 AM

 
Blogger Judite said...

Caro ego,
eu tenho conhecimento dos direitos cívicos do cidadão, e as freiras integram o lote deste últimos. Mas se visse a cara dela, dar-me-ia razão: esta freira, que não é carmelita, não precisa de desculpas para sair como a irmã Lúcia...

1:57 AM

 

Post a Comment

<< Home