Mudamos o mundo todos os dias. A qualquer hora. Sem censura. Amarga ou doce. Com ou sem o primeiro gomo de tangerina.

Friday, September 23, 2005

Alegre a cinco pontos de Mário Soares

Sondagem do Jornal de Negócios dá vitória a Cavaco Silva em todos os cenários. Concorrendo contra dois socialistas recolheria 45,9 por cento das intenções de voto. Se ex-primeiro-ministro tiver de ir a uma segunda volta, mais de metade dos comunistas declaram votar nele e não em Soares

Manuel Alegre reclamou há uma semana o seu estatuto de eventual candidato e disse que não entendia por que razão estava fora das sondagens. Esta sexta-feira o Jornal de Negócios recoloca o deputado socialista na corrida presidencial.

Segundo uma sondagem realizada pela Aximage, Alegre fica apenas a cinco pontos percentuais do ex-Presidente da República. Se as eleições fossem hoje, Soares teria 18,4 por cento dos votos, contra 13,5 por cento de Manuel Alegre.

Nesta hipótese, de dois candidatos da área socialista, Cavaco continuaria em grande vantagem, recolhendo 45,9 por cento das intenções de voto.

Se a corrida à sucessão de Sampaio for sem Manuel Alegre, Cavaco chega aos 50,6 por cento e Soares ficaria nos 21,7 por cento. Neste caso, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã ficariam pouco acima dos quatro pontos percentuais.


(notícia retirada do PortugalDiário)

PS: Movimento «Ó Alegre impede-me de votar Cavaco e Soares» continua.

PS: Yep, I'm back.

7 Comments:

Blogger pdasilva said...

...finalmente de volta!
Esperemos que Manuel Alegre não desista, que mostre que nesta terra ainda há gente com determinação, sem medos...

4:50 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Parafraseando,o "gentleman" Alegre:
"Porque sou royaliste, votarei -pela first time - em Alegre..."

abraço forte, Ju.

12:11 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Parafraseando,o "gentleman" Alegre:
"Porque sou royaliste, votarei -pela first time - em Alegre..."

abraço forte, Ju.

12:11 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Welcome back, tangerina!

O que estes números mostram é o seguinte: no ponto em que as coisas estão, a única hipótese de Mário Soares ir à segunda volta é, por incrível q pareça, que Alegre se canidate.

O que há ainda poucas semanas parecia ser um problema e um empecilho à candidatura de Soares torna-se, agora, uma solução de último recurso. Não estou, como é óbvio, a insinuar que há um entendimento entre os dois nesse sentido, mas não tenho dúvidas q na «entourage» de Soares há quem reze para que Alegre avance mesmo.

Do mesmo modo q Medeiros Ferreira, Vasco Vieira de Almeida e amigos passaram, em poucos dias, a ser entusiastas das candidaturas de Jerónimo e Louçã (quando perceberam que só com esses votos, somados aos de Soares, seria mantida a esperança de uma segunda volta).

As mais recentes sondagens mostram que nem mesmo Soares, Jeronimo e Louça impedem q Cavaco passe os 50 por cento. Com Manuel Alegre na corrida, o eleitorado da esquerda ficará mobilizado a cem por cento.

Quase sem abstencionistas à esquerda, tenho a firme convicção de que Cavaco não ganha à primeira volta (como a base absoluta é maior, será bem mais difícil atingir os 50 por cento, mesmo q Alegre não roube um único voto a Cavaco).

Neste cenário, Cavaco deverá aproximar-se dos 50, mas andaria pelos 45/48; Soares e Alegre disputam o segundo posto, ambos na ordem dos 20 e poucos por cento, mas parece-me que Soares ganha essa disputa com relativa facilidade, talvez com mais cinco a sete por cento; Jeronimo, Louça e Garcia Pereira juntos deverão andar pelos 12 a 15 por cento.

Ironia das ironias, é um cenário muito parecido com o da primeira volta em 86. Soares na mesmíssima posição, Cavaco no lugar de Freitas, Alegre no de Zenha, Jeronimo e Louçã somados no de Pintassilgo.

A diferença é que, desta vez, a vitória não deverá escapar à direita na segunda volta. Mas fixem os leitores da «Tangerina» o que vou escrever a seguir: nem de longe nem perto a diferença da segunda volta será o que as sondagens apontam (Cavaco 65-Soares 35). Cavaco ganhará, mas por muito menos (53-47, 55-45, não mais).

Com um eleitorado de esquerda tão mobilizado na primeira volta, não acredito, simplesmente não acredito, que os comunistas e bloquistas votem maioritariamente em Cavaco. Podem muitos votar, mas não como estas sondagens mostram.

Os dados ainda não estão lançados, meus senhores. Quando Cavaco avançar, a coisa será diferente: estará mais exposto, vai perder intenções de voto. Soares, o mestre dos golpes de asa da política portuguesa, ainda vai ter a oportunidade de agredecer a Alegre a «ousadia» de avançar. O poeta permitirá a Soares a hipótese de um «remake» de 86. Não é provável que a história se repita na totalidade, mas... quem sabe?

Aos que acham q estou a ser muito simpático para as hipóteses de Soares e da esquerda, convido a falarmos outra vez na noite da primeira volta - isto se Alegre avançar, bem entendido. Estamos combinados?

G

3:13 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Só agora vi o erro, pufff!:
Correcção:«Parafraseando o "gentleman" Alegre"...»

abraço e beijocas,Ju.!

4:52 PM

 
Blogger Rita said...

Já tenho em quem votar, la ra rai ra rá.....

9:41 AM

 
Anonymous Anonymous said...

"raramentee mee iengano e nunca tenhoe duvideess..." porém a maria é sempre quem tem razão...


Qual alegre qual quê...

JERÓNIMO é que É

O Lunçã é palha Vã

O Alegre fogueteiro

O Cavaco é bombeiro

O Sá faz falta cá

e dos outros nem há ares

assim só fica o Soares !!!

4:55 PM

 

Post a Comment

<< Home